Oficina «Se Eu Fosse Um Livro»

Faixa etária: 

a partir dos 10 anos

 

Materiais: 

Folhas A3 e A4

Lápis de cor

Lápis de cera 

Marcadores

Jornais e revistas

Tesouras

Cola de papel

 

Preço sob consulta

Um livro não é só um conjunto de folhas impressas, agrupadas de forma ordenada. Um livro pode guardar muitos mundos. O livro, esse objecto mágico e cativante que tem a capacidade de mudar as nossas vidas, pode, de facto, fazer-nos seguir um caminho diferente do que tínhamos planeado, revelar-nos o que antes desconhecíamos, ou até fazer parar o tempo enquanto nos perdemos em mundos imaginários. Um livro-avião prestes a levantar voo, um livro-candeeiro a iluminar uma rua escura, um livro-túnel de onde sai uma locomotiva fumegante, são algumas das metáforas de inspiração livresca que se encontram neste título e que nos desafiam para viagens de sonho e imaginação.

A actividade começa com uma conversa sobre a relação da escrita com a ilustração. Apresentam-se alguns exemplos do livro. Em seguida, é pedido aos participantes que escolham uma imagem e uma palavra, de um conjunto de cartões fornecidos, e que através da combinação das duas criem uma frase que deverá começar com "Se eu fosse um livro...". No final, a frase deverá ser ilustrada.

Este jogo de combinações baseado numa escolha ao acaso permite a criação de metáforas escritas e visuais no âmbito da exploração da linguagem poética.