Oficina «Incómodo»

Faixa etária: 

a partir dos 7 anos

 

Materiais: 

Folhas A3 de papel cavalinho

Lápis de cor

Lápis de cera 

Marcadores

 

Preço sob consulta

Incómodo é uma mosca a voar, que incomoda. Voa para a esquerda, voa para a direita. Voa em círculos, voa a direito, para cima, para baixo, sempre a zumbir. Até que algo inesperado acontece. 

A partir desta brincadeira com um final surpreendente, propõe-se aos participantes que falem sobre as coisas incómodas na sua vida, pedindo que pensem não só em incómodos que tenham um impacto individual, mas também no que pode afectar a comunidade a que pertencem.

A partir daqui podemos pôr em prática uma de três formas.

1) Cada participante descreve numa folha o seu incómodo e cria de seguida uma narrativa visual baseada na sua descrição. A ilustração desta narrativa será desenvolvida em folhas cortadas e dobradas com o formato das Desconcertinas. 

2) Cada participante descreve numa folha o seu escolhido. As folhas são dobradas, postas numa caixa e misturadas. Cada participante escolhe uma folha do conjunto de incómodos criado pelo grupo. A situação da folha escolhida deve ser transformada numa narrativa visual. A ilustração desta narrativa será desenvolvida em folhas cortadas e dobradas com o formato das Desconcertinas. 

3) Cada participante descreve numa folha o seu incómodo. As folhas são dobradas, postas numa caixa e misturadas. Os participantes juntam-se em grupos de duas ou três pessoas. Cada participante tira uma folha do conjunto de folhas criadas inicialmente. As situações escolhidas serão representadas numa pequena dramatização.