O Serviço Educativo do Pato Lógico tem asas; é só chamar que ele voa. As oficinas são prolongamentos dos livros, nas sessões são revelados segredos da criação e as exposições são itinerantes.

Exposição "A Guerra"

Exposição do conjunto de ilustrações e esboços de André Letria para o livro do Pato Lógico com texto de José Jorge Letria. 

exposições

Vaga Mente

Exposição constituída por um conjunto de ilustrações de André Letria, representativas do seu trabalho realizado para livros e para a imprensa ao longo de vários anos. 

exposições

Pato cronológico

Cronologia do percurso do Pato lógico, entre 2010 e 2013, descrevendo, numa parede da LX Factory, um projecto que se desdobra em várias vertentes. 

exposições

Mar

Nesta oficina sonora e plástica, descobrem-se palavras soltas de A a Z no livro Mar - atividário, de Ricardo Henriques e André Letria. No final, estas palavras dão pistas para construções plásticas.

oficinas

A casa dos Estrambólicos

Nesta oficina de construção plástica, é preciso escolher um estrambólico e definir alguns dos seus hábitos, para depois lhe construir uma casa adaptada às suas exigências.

oficinas

Teatro no Rivoli

Exposição das ilustrações de André Letria para o livro Teatro - atividário, patente no Teatro Municipal do Porto, mais conhecido por Rivoli, na celebração do Dia Mundial do Teatro 2015.

exposições

(Des)fazer um livro

Oficina de descoberta e montagem, onde é proposto um processo inverso ao de criar um livro. Em vez de construir, desconstruir. Vamos ver o que está lá dentro?

oficinas

A Maior Flor do Mundo

Leitura encenada com oficina plástica e coreográfica, em que se faz uso do corpo para dar movimento à história e se criam flores que formam um jardim.

oficinas

De Caras

Oficina de escrita e teatro, onde é escolhida uma personagem para a qual se imagina um dia da sua vida até ao momento em que ficou com a expressão impressa no livro.

oficinas

A Casa Branca

O Pato Lógico criou um conjunto de oficinas pedagógicas inspiradas na obra infanto-juvenil de Sophia de Mello Breyner Andresen para pôr em prática nas escolas do concelho de Oeiras.

oficinas

Mar na FILBO

O Pato Lógico criou o conceito da programação infanto-juvenil da Feira Internacional do Livro de Bogotá 2013 a partir do livro Mar, de Ricardo Henriques e André Letria.

exposições

Pato Lógico na Fábrica Features

Exposição das ilustrações de vários livros do Pato Lógico na Fabrica Features Lisboa, no Natal de 2013. Inauguração com dinamização de oficina dos Estrambólicos e De Caras, com o autor André Letria.

exposições

O ateliê do ilustrador

Oficina de descoberta e ilustração, onde se vasculham pistas vindas do ateliê de André Letria, desde esboços e ilustrações a tintas, pincéis e muitos livros.

oficinas

Exposições do Pato Lógico

Os livros do Pato Lógico dão origem a exposições dinâmicas e versáteis, que já estiveram patentes em livrarias, escolas, bibliotecas e feiras do livro em Portugal e lá fora. 

exposições

Incómodo

Oficina de escrita e construção plástica de coisas que incomodam, como uma mosca que zumbe, um telemóvel que toca no cinema ou um cocó de pássaro que cai em cheio no ombro.

oficinas

Se Eu Fosse Um Livro

Oficina plástica e de escrita que começa pelo ouvir, passa pelo sonhar, pelo escrever e acaba no construir. Todos juntos vamos fazer crescer ideias livrescas.

oficinas

Teatro no Maria Matos

Exposição das ilustrações de André Letria para o livro Teatro - atividário, no Teatro Maria Matos, em Lisboa, na celebração do Dia Mundial do Teatro 2015.

exposições

Teatro

Oficina de descoberta e expressão dramática, com exercícios vocais, de concentração e de respiração, jogos de cenas, deixas e até brancas!

oficinas

Mar na Fábrica Features

Exposição das ilustrações de André Letria para o Mar - atividário, em Abril de 2013, na Fabrica Features Lisboa, com dinamização de actividades sugeridas no livro.

exposições

Aquário de parede

No Open Day da LX Factory em 2012, o Pato Lógico criou um aquário de parede composto por vários peixes feitos com materiais reutilizáveis por crianças de todas as idades.

exposições

Domingo Vamos à Luz

Oficina de escrita e ilustração, em que cada participante recorda um episódio familiar, tal como no livro Domingo Vamos à Luz, que retrata a viagem de um pai e um filho até ao estádio do Benfica.

oficinas

Barriga da Baleia

Oficina plástica e musical que mergulha na história de Sari, uma menina que parte numa aventura marítima com o seu amigo Azur.

oficinas

Balbúrdia

Sessão com a autora Teresa Cortez e oficina de construção plástica 2D em volta do livro Balbúrdia, com a recriação dos brinquedos preferidos de cada participante para formar uma nova criatura.

oficinas