Sombras reeditado

Sombras, de Marta Monteiro, acaba de ser publicado numa segunda edição com o formato da colecção Imagens Que Contam. Agora, as Sombras ganham uma nova dimensão, mais precisamente 19,5 cm x 25 cm, e capa dura. 

Neste álbum ilustrado, Marta Monteiro mostra-nos um mundo de sombras com vida própria e tendência para revelar as verdadeiras personalidades dos seus donos.

As ilustrações do livro foram seleccionadas para a Ilustrarte 2014, receberam o Prémio de Excelência da revista Communication artes, figurando no seu 55.º anuário, e o Distinguished Merit da 3x3 Picture Book Show. É ainda uma leitura recomendada pelo Plano Nacional de Leitura, como apoio a projectos de artes para alunos do pré-escolar (1.º e 2.º anos). 

Marta Monteiro nasceu em Penafiel, em 1973. Licenciada em Artes Plásticas-Escultura pela Faculdade de Belas Artes do Porto, tem vindo a desenvolver ao longo dos últimos anos diversas actividades nas áreas do cinema de animação, da ilustração e do ensino. Além de Sombras, ilustrou a biografia Ana de Castro Osório - A Mulher Que Votou na Literatura, com texto de Carla Maia de Almeida, título da colecção Grandes Vidas Portuguesas.

A colecção Imagens Que Contam surgiu em 2013 como um espaço de liberdade criativa para ilustradores contadores de histórias. O Pato Lógico desafia cada artista a imaginar uma narrativa contada exclusivamente através de imagens, integrada num formato com algumas regras predefinidas: 32 páginas (mais guardas), um título com uma palavra apenas e a reinterpretação do logótipo da editora.