"A Guerra" vence prémios de ilustração na Ásia

O ilustrador André Letria venceu o Grand Prix no âmbito do Nami Concours, pelo conjunto das ilustrações que criou para o seu mais recente livro, A Guerra, escrito por José Jorge Letria.

O Nami Concours é um concurso internacional, de frequência bienal, criado em 2013 na ilha de Nami, na Coreia do Sul, cujo objectivo é dar a oportunidade a autores de ilustração para a infância de apresentarem o seu trabalho a uma escala global.

Nesta 4.ª edição do concurso, o júri (composto por seis reputados especialistas na área) atribuiu a distinção máxima ao ilustrador português, pela obra editada em Maio de 2018 pela editora Pato Lógico. André Letria receberá um prémio monetário, que ronda os 10 mil euros. A exposição da sua e das restantes obras premiadas estará patente de Abril a Julho de 2019, na ilha de Nami, patrocinador oficial do Prémio Hans Christian Andersen.

Esta obra também foi alvo de reconhecimento na China. A Guerra foi um dos livros distinguidos na 2.ª edição da Competição Internacional de Livros Ilustrados Little Hakka, que se destina a valorizar o trabalho de editoras e autores individuais que se dedicam ao livro ilustrado. O livro da autoria de José Jorge Letria e André Letria figura entre os quatro “Best of the Best”, na categoria profissional.

Recorde-se que, este ano, este título já foi distinguido com o selo White Ravens, tendo sido um dos 200 escolhidos para integrar o catálogo da prestigiada International Youth Library (Biblioteca Internacional da Juventude).