André Letria vence Grande Prémio BIG com "A Guerra"

André Letria venceu o Grande Prémio BIG, da Bienal de Ilustração de Guimarães, com as ilustrações do livro “A Guerra”. Nas palavras do júri, a decisão unânime deve-se à “maturidade e originalidade dos trabalhos apresentados a concurso, cuja força do conjunto revela enorme capacidade de síntese, sábio uso das metáforas e elevado domínio da técnica e do conteúdo. A paleta cromática escolhida e a composição das imagens remetem também de forma inovadora para um imaginário bélico, abrindo novas leituras relativamente a um tema tão delicado como o da guerra. A surpreendente riqueza deste trabalho no corpo da obra de um ilustrador tão prolífero e importante no panorama da ilustração portuguesa foi também acolhida com muito agrado pelo júri."

António Jorge Gonçalves e Nicolau são mais dois autores do Pato Lógico a quem o júri atribuiu o Prémio BIG Aquisição, "destinado à criação de um acervo municipal de ilustração portuguesa contemporânea, com base nos seguintes critérios: diversidade e qualidade das obras e cuidado na apresentação”. As ilustrações distinguidas com este prémio pertencem, respectivamente, aos livros “Estás tão crescida” (edição Pato Lógico) e “António Lobo Antunes. O amor das coisas belas (ou pelo menos das que eu considero belas)” (colecção Grandes Vidas Portuguesas, texto de Jorge Reis-Sá e edição Pato Lógico/Imprensa Nacional).

Na exposição de autores seleccionados destacam-se ainda as ilustrações de André Carrilho para o livro “Marquesa de Alorna. Querida Leonor” (colecção Grandes Vidas Portuguesas, texto de Luísa V. de Paiva Boléo e edição Pato Lógico/Imprensa Nacional).