André Letria nomeado para o ALMA

André Letria está de novo entre os candidatos portugueses ao prémio ALMA (Astrid Lindgren Memorial Award), um dos mais importantes galardões na área do livro para a infância e juventude, criado em 2002 pelo governo sueco em homenagem à escritora Astrid Lindgren.

O nome do ilustrador foi proposto pela segunda vez consecutiva pela Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), em reconhecimento do talento e da carreira de duas décadas dedicada à ilustração. São dezenas os livros para crianças (e também para adultos) que têm o seu cunho artístico, como por exemplo Mar e A Maior Flor do Mundo. E o seu trabalho tem sido reconhecido com frequência, cá dentro e lá fora – ganhou o Prémio Nacional de Ilustração, em 2000, o Prémio Gulbenkian, em 2004, e o Award of Excellence for Illustration, atribuído pela Society for News Design (EUA), entre outros.   

O prémio ALMA, no valor de 534 mil euros, distingue anualmente o trabalho de um autor, ilustrador ou organização na promoção da leitura para os mais novos. E, como sempre acontece, o vencedor será anunciado em Abril do próximo ano, durante a Feira do Livro Infantil de Bolonha.