André Letria na Feira do Livro de Guadalajara

André Letria encerrou a sua passagem pelo México com chave de ouro: foi convidado a participar na Feira Internacional do Livro (FIL) de Guadalajara, o maior e mais importante evento do género na América Latina, que este ano teve Madrid como convidada de honra.

Logo no segundo dia do certame, que arrancou no dia 25 de Novembro e terminou ontem, André Letria protagonizou a conferência de abertura do FILustra, um fórum de ilustradores profissionais (que teve uma assistência de cerca de 200 pessoas) em que falou sobre o seu percurso enquanto ilustrador e também sobre a sua experiência como editor do Pato Lógico, que fundou há sete anos.   

Seguiu-se, na terça-feira, dia 28, o Fórum Internacional de Design Editorial, debate em que André participou juntamente com um editor norueguês e uma editora brasileira. 

Na 31.ª edição do festival literário, considerado pelo Presidente, Raúl Padilla López, como «um dos maiores do mundo e um ponto de confluência para a indústria editorial iberoamericana», houve mais de 800 mil visitantes, mais de duas mil editoras de 47 países e mais de 700 escritores de 20 línguas diferentes - destaque, este ano, para o norte-americano Paul Auster. Já Portugal foi representado por José Luís Peixoto, que marcou presença no Festival de Letras Europeias.  

No próximo ano, Portugal será justamente o convidado de honra da FIL, um espaço privilegiado de compra e venda de direitos entre editoras e onde o público pode comprar livros e assistir às sessões com os autores convidados.