Salgueiro Maia, o homem do tanque da liberdade

Ano de publicação: 2014

Dimensões: 14 cm × 23,5 cm

ISBN: 978-972-27229-3-3

Páginas: 56

Preço: 11,00 €

Comprar

Esta é a história do capitão que definiu o rumo da Revolução dos Cravos, quando, na madrugada do dia 25 de Abril, coordenou em Lisboa as movimentações das forças militares, o levantamento contra a ditadura que governava Portugal há cerca de 50 anos.

O texto de José Jorge Letria conta-nos a vida deste homem marcante na História portuguesa do século XX, pelo exemplo de coragem e abnegação. As ilustrações são da autoria de António Jorge Gonçalves, em mais um título da colecção Grandes Vidas Portuguesas.

Era uma vez um capitão que aprendeu a fazer a Guerra, mas preferia a paz para poder ler, viver e ser feliz. Da guerra, sabia tudo ou quase tudo. Noutros tempos teria sido cavaleiro, porque a sua arma era cavalaria, mas, como os tempos mudam, o seu cavalo passou a ser um tanque de guerra, daqueles grandes e possantes que sopram fogo e derrubam casas, quartéis e muralhas, quando é preciso, quando a paz é vencida.

PNL — Plano Nacional de Leitura (leitura de apoio de projectos de História de Portugal e História Universal, para alunos do 3.º ao 6.º anos)

Grandes Vidas Portuguesas é uma colecção de biografias de personalidades que se destacaram em vários domínios da nossa história. É publicada em parceria pelo Pato Lógico e pela INCM.