Azeredo Perdigão: Um encontro feliz

Texto: António Torrado

Ilustrações: Susa Monteiro

Ano de publicação: 2015

Dimensões: 14 cm × 23,5 cm

ISBN: 978-972-27238-2-4

Páginas: 88

Preço: 11,00 €

Comprar

José de Azeredo Perdigão já era um advogado conceituado, com escritório em Lisboa, quando se cruzou com Calouste Gulbenkian. Este milionário arménio, que chega a Portugal pela primeira vez no início da década de 1940, acabará por deixar no nosso país uma instituição com o seu nome, responsável pelo fomento das artes, da ciência e da cultura durante décadas. Azeredo Perdigão foi o primeiro presidente da Fundação Gulbenkian e um dos principais responsáveis pela concretização deste sonho de dois homens.

O texto de António Torrado é acompanhado pelas ilustrações de Susa Monteiro, em mais um título da colecção Grandes Vidas Portuguesas.

Neste livro vai falar-se de um advogado português, Dr. José Henrique de Azeredo Perdigão, que teve a oportunidade de cruzar-se com um milionário arménio, com quem estabeleceu laços de amizade perduráveis. Desse feliz encontro resultou a criação de uma grande Fundação, sediada em Lisboa, dedicada ao apoio das Artes, das Ciências, da Educação. [...] As biografias são lembretes, estímulos para a memória. Vai-se o homem, fica a obra. Ainda estremecemos só de imaginar que estes dois homens, por azares do destino, podiam nunca ter chegado a encontrar-se. Por isso estamos gratos às estrelas propícias que lhes iluminaram os passos pelos trilhos da vida.

PNL — Plano Nacional de Leitura (apoio a projectos de História de Portugal para alunos do 3.º ao 6.º anos)

Grandes Vidas Portuguesas é uma colecção de biografias de personalidades que se destacaram em vários domínios da nossa história. É publicada em parceria pelo Pato Lógico e pela INCM.