Aristides de Sousa Mendes, um homem de coragem

Texto: José Jorge Letria

Ilustrações: Alex Gozblau

Ano de publicação: 2015

Dimensões: 14 cm × 23,5 cm

ISBN: 978-972-27238-1-7

Páginas: 40

Preço: 11,00 €

Comprar

Aristides de Sousa Mendes é hoje recordado como um herói pela forma como desafiou o regime de Salazar, ao atribuir milhares de vistos de entrada em Portugal a pessoas de várias nacionalidades que tentavam fugir de uma França prestes a ser invadida pelas tropas alemãs. Este cônsul português, que acabou por ser condenado ao ostracismo pelo Estado num acto de vingança do regime, é hoje um exemplo de humanismo que nos mostra que os valores da dignidade humana se devem sobrepor à arbitrariedade de regimes totalitários.

José Jorge Letria assina o texto de mais um título da colecção Grandes Vidas Portuguesas, com ilustrações de Alex Gozblau.

Nessas horas terríveis, que são sempre aquelas em que se descobre a matéria moral de que são feitos os verdadeiros heróis e os seres humanos em geral, o cônsul escreveu, para que mais tarde outros pudessem compreender o seu gesto e a coragem do seu ato: «Tudo está agora nas minhas mãos, para salvar os muitos milhares de pessoas que vieram de todos os lados da Europa na esperança de encontrar refúgio em Portugal. Todos eles são seres humanos, e o seu estatudo na vida, religião ou cor são totalmente irrelevantes para mim [...].

Grandes Vidas Portuguesas é uma colecção de biografias de personalidades que se destacaram em vários domínios da nossa história. É publicada em parceria pelo Pato Lógico e pela INCM.