Antónia Ferreira, a desenhadora de paisagens

Texto: João Paulo Cotrim

Ilustrações: Pedro Lourenço

Ano de publicação: 2017

Dimensões: 14 x 23,5 cm

ISBN: 978-972-27253-6-1

Páginas: 48

Preço: 11,00 €

Comprar

Antónia Ferreira, mais conhecida por Ferreirinha, foi uma empresária portuguesa numa época em que o negócio era território praticamente exclusivo dos homens. Herdou o apelido e as vinhas do pai, mas o nome dos Ferreira foi mais longe pela sua incansável dedicação ao cultivo do Vinho do Porto. Multiplicou o terreno e as plantações, introduziu grandes inovações agrícolas e lutou por apoios de um Estado que preferia comprar vinhos espanhóis. Antónia, mulher de garra, mulher do Norte, marcou o seu nome nos socalcos do Douro.

Dona Antónia é um nome importante, ou não se escrevia dona assim por extenso, tantos anos depois. Dona Antónia estendeu o nome dos Ferreira de tal maneira que se torna difícil imaginá-la de vestido a correr atrás de um cão no meio das vinhas, a subir às árvores, a saltar à corda, a chapinhar no rio. Mais fácil se torna sonhá-la de gato aninhado ao colo, de horas perdidas a ler vidas exemplares de princesas, a brincar às escondidas no sótão ou a puxar as saias das cozinheiras. Não foi sempre senhora, deve ter tido tempo para ser menina. [...] O nome ensinou-lhe que a família é tão importante como a terra. A família é a terra onde mergulhamos raízes para crescer.

Grandes Vidas Portuguesas é uma colecção de biografias de personalidades que se destacaram em vários domínios da nossa história. É publicada em parceria pelo Pato Lógico e pela INCM.