Aníbal Milhais, o herói que se chamava Milhões

Texto: José Jorge Letria

Ilustrações: Nuno Saraiva

Ano de publicação: 2014

Dimensões: 14 cm × 23,5 cm

ISBN: 978-972-27229-0-2

Páginas: 48

Preço: 11,00 €

Comprar

Aníbal Milhais, um pequeno soldado de Valongo, arrastado para uma guerra brutal que não compreendia, ficará para sempre na memória colectiva como exemplo de coragem. Os seus actos de bravura num dos momentos mais negros da História do século XX salvaram dezenas de militares portugueses e britânicos.

José Jorge Letria retrata a história do soldado Milhões, herói português da Primeira Grande Guerra, num dos primeiros títulos da colecção Grandes Vidas Portuguesas, com ilustrações de Nuno Saraiva.

E o milagre aconteceu. Aníbal Augusto Milhais pegou nas metralhadoras deixadas na trincheira pelos camaradas durante a retirada, colocou-as em vários pontos da posição defensiva, utilizou as munições abandonadas e, correndo de um lado para o outro, sempre a disparar, deu aos Alemães a ilusão de que a trincheira estava bem guarnecida e com grande poder de fogo. Mas era tudo obra de um homem de um metro e meio e da sua coragem sem par.

PNL — Plano Nacional de Leitura (leitura de apoio de projectos de História de Portugal e História Universal, para alunos do 3.º ao 6.º anos)

Grandes Vidas Portuguesas é uma colecção de biografias de personalidades que se destacaram em vários domínios da nossa história. É publicada em parceria pelo Pato Lógico e pela INCM.