Vera Marques Alves

Vera Marques Alves é antropóloga. Fez investigação sobre história da antropologia em Portugal e os usos nacionalistas da «arte popular portuguesa» durante o Estado Novo, tema da sua tese de doutoramento. Continua a realizar pesquisa sobre a construção moderna desta categoria de objectos e, mais amplamente, sobre as apropriações modernistas da cultura popular.

No âmbito de um pós-doutoramento no Centro em Rede de Investigação em Antropologia, realizou investigação sobre os revivalismos contemporâneos das tradições artesanais. Foi assistente no Departamento de Antropologia da Universidade de Coimbra e, mais recentemente, professora auxiliar convidada no Departamento de Ciências da Vida da mesma Universidade. É autora do livro Arte Popular e Nação no Estado Novo. A Política Folclorista do Secretariado da Propaganda Nacional.

Escreveu o livro Caretos e Coretos. Tradições Populares em Portugal, com edição da Imprensa Nacional e do Museu Casa da Moeda, e coordenação editorial e design do Pato Lógico.