Pedro Semeano

Pedro Semeano nasceu e cresceu em Salvaterra de Magos, uma vila rural à beira-Tejo.

A sua bisavó, camponesa de profissão e supersticiosa por vocação, foi quem lhe plantou o bichinho pelo desenho, nas muitas tardes em que tomava conta dele, ensinando-o a desenhar gaibéus e alfaias agrícolas.

Mais tarde, formou-se em Design de Comunicação na Faculdade de Belas-Artes de Lisboa, passou por agências de publicidade, estúdios de Design e produtoras audiovisuais, até fundar em 2016, com Susana Diniz, o Adamastor Studio, onde se dedicam a ilustração para livros, animações, revistas, cartazes e marcas, para clientes como Casa da Música do Porto, Editorial Caminho, Snapchat, Unbabel, Pato Lógico, Culturetrip, Ashoka Changemakers, Navigator e Teatro Politeama.

Sempre que possível, o Adamastor deixa de lado a vertente mais comercial da ilustração, para explorar visualmente a sua temática de eleição: a cultura popular e o folclore português.

Em parceria com Susana Diniz, criou as ilustrações e paginação do livro O Museu do Pensamento, vencedor da categoria Literatura Infanto-Juvenil do Festival Literário Tabula Rasa em 2017, e da categoria Literatura Infanto-Juvenil pela Sociedade Portuguesa de Autores, em 2018. 

Também com Susana Diniz, ilustrou o livro Eu Sou Lobo. O Rei da Floresta Portuguesa, uma co-edição da Imprensa Nacional e da Pato Lógico.