Madalena Matoso

Nasceu em Lisboa em 1974. É ilustradora. Tem uma licenciatura em Design de Comunicação, pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa e uma pós graduação em design gráfico editorial pela Universidade de Barcelona.

Em 1999 criou o Planeta Tangerina com três amigos. O Planeta Tangerina começou por ser um estúdio de criação de conteúdos, ilustração e design gráfico e em 2004 iniciou um projeto de edição. Os livros que nasceram na Editora Planeta Tangerina têm procurado explorar territórios novos, questionar e desafiar os leitores, ser feitos com liberdade e cuidado extremo. 

Tem trabalhado na ilustração de vários livros entre eles, Quando eu nasci, Com o tempo, O que há, Livro Clap, Dicionário do Menino Andersen, Montanhas, Para onde vamos quando desaparecemos?, Todos fazemos tudo, e Cá Dentro, entre outros.

Recebeu o Prémio Nacional de Ilustração em 2008 e 2018 e menções especiais em 2006, 2007, 2009 e 2014; Prémio Ilustração de Livro Infantil Festival de BD Amadora em 2008 e 2011 e Prémio Autor SPA/Livro infanto-juvenil em 2015. 

Os originais do livro Não é Nada Difícil – O Livro dos Labirintos foram selecionados para a exposição de ilustração da Feira Internacional do Livro Infantil / Bolonha 2018. Este livro recebeu também uma Menção Honrosa na categoria «Children's Picure Books» na Feira de Direitos de Nova Iorque. 

O livro Montanhas recebeu uma menção especial do júri na Feira de Bolonha na categoria Arte, Arquitetura e Design (Bologna Ragazzi Awards 2018).