Luísa V. de Paiva Boléo

Luísa V. de Paiva Boléo nasceu em Coimbra. 

É escritora e jornalista freelancer. Licenciada em História e mestre em História e Culturas do Brasil. Entre as suas obras, contam-se os livros A Raposa Vegetariana, Casa Havaneza – 140 anos à esquina do ChiadoD. Maria I. A Rainha LoucaD. Maria II. A Rainha Insubmissa e Marquesa de Alorna. Querida Leonor.

Colabora regularmente com várias publicações nacionais. É, desde 2011, directora da revista Cofre, do Cofre de Previdência dos Funcionários do Estado e escreve dezenas de curtas biografias para O Leme.  Publicou vários artigos e entrevistas nas revistas Máxima, Pública, Notícias Magazine, Expresso e Visão.

Foi responsável pela revista Notícias da Comissão para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres, da Presidência do Conselho de Ministros, entre 1994 e 1999, colaborou com o canal História na passagem do centenário da República portuguesa e coordenou, com a historiadora Fina de Armada, a 1.ª Agenda Feminista Portuguesa e os Itinerários Feministas da Cidade de Lisboa. Redigiu ainda as biografias de Karen Blixen, Sidonie Gabrielle Colette, Nadine Gordimer, Selma Lagerlof, Lígia Fagundes Telles, Maruja Torres e Maria Zambrano para a obra Mulheres Século XX: 101 livros.

É autora da biografia Marquesa de Alorna. Querida Leonor, da colecção Grandes Vidas Portuguesas, co-edição Pato Lógico/Imprensa Nacional.