Luís Almeida Martins

Jornalista, divulgador de temas históricos, escritor, tradutor e guionista para televisão e banda desenhada, Luís Almeida Martins nasceu em Lisboa, em 1949, e licenciou-se em Filologia Românica pela Faculdade de Letras, tendo participado nas lutas estudantis da segunda metade da década de 1960.

É actualmente editor da Visão História. Mas a sua carreira no jornalismo começou cedo: em 1975, foi um dos fundadores do semanário O Jornal, depois de ter sido redactor da revista Flama e do vespertino A Capital. Fundou e dirigiu, de 1978 a 1993, a revista História. Foi director do semanário Se7e e director-adjunto do Jornal de Letras.

Traduziu diversos livros de Rider Haggard. História Não Oficial de Portugal 365 Dias com Histórias da História de Portugal são as suas principais obras de divulgação histórica. Entre diversos outros livros publicados, é autor dos romances Viva Cartago e O Tesouro Africano.

É autor da biografia Serpa Pinto, o sonhador da África perdida, ilustrado por Filipe Abranches, para a colecção Grandes Vidas Portuguesas, uma co-edição Pato Lógico/Imprensa Nacional - Casa da Moeda.