Joana Bértholo

Joana Bértholo. Lisboa, 1982. 

É licenciada em Design de Comunicação (Faculdade de Belas-Artes de Lisboa) e doutorada em Estudos Culturais (European University Viadrina, Alemanha). Em paralelo à criação literária, escreve para dança e para teatro. 

Em 2009, o seu primeiro romance Diálogos Para o Fim do Mundo recebeu o Prémio Maria Amália Vaz de Carvalho. Desde então publicou romances, O Lago Avesso e Ecologia, contos como o Inventário do Pó e Havia e um livro infanto-juvenil O Museu do Pensamento. O Museu do Pensamento foi eleito Melhor Livro Infanto-Juvenil 2018 pela SPA e pelo Festival Literário de Fátima na mesma categoria. 

Ecologia foi finalista de prestigiados prémios e semi-finalista do Prémio Oceanos. Em 2020, representou a literatura portuguesa, na Noite da Literatura Europeia. 

Em teatro, escreveu várias peças e apoiou a dramaturgia de diferentes coreógrafos. A sua primeira peça longa, Quarto Minguante, estreou em 2018, com encenação de Álvaro Correia. No mesmo ano, atribuíram-lhe a Bolsa de Criação Literária, em dramaturgia, pela DGLAB, com a qual escreveu Corpo-Arena, que estava para estrear em Itália quando flagrou a pandemia. 

É autora do texto do livro Pequeno e Precioso. O Cavalo-Marinho, ilustrado por Mariana Malhão, da colecção «Espécies Ameaçadas» publicada pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda.