O Pato Lógico é um animal editorial que faz livros com pernas para andar, asas para voar e ideias que se viram para quem está para aí virado.

Impulso

Um saltador prevê o seu mergulho. A força que o impele é também desejo de superação.

livros

Quito

Roger Ycaza, ilustrador e músico que mora em Quito, guia-nos pelos recantos da sua cidade.

livros

Dança

Ele quer dançar, mas o corpo não obedece; ela é leve e balança. Ele vive num mundo ortogonal, pesado e previsível, até descobrir que há pesos que devem ficar para trás. 

livros

Degelo

Os invernos são sempre longos de mais. As primaveras deviam chegar mais cedo.

livros

Coimbra

Catarina Sobral, ilustradora natural de Coimbra, guia-nos pelos recantos da sua cidade.

livros

Filipe Abranches

Ilustrador e realizador. Ilustrou o livro Alexandre Serpa Pinto. O Sonhador da África Perdida, da colecção Grandes Vidas Portuguesas.

autores

São Paulo

O ilustrador Andrés Sandoval guia-nos pelos recantos da maior metrópole da América Latina, onde vive desde pequeno. 

livros

Destino

Um homem a olhar para o horizonte pensa no seu destino. O que será que lhe vai acontecer?

livros

Jaime Ferraz

É ilustrador e designer gráfico. Estagiou no Pato Lógico e trabalhou numa gráfica. É autor de Máquina da colecção Imagens Que Contam

autores

Edimburgo

Marcus Oakley, ilustrador britânico, guia-nos pelos recantos da sua cidade. 

livros

Máquina

Há máquinas que nos prendem horas ao sofá e outras que nos transportam de casa para o trabalho. Num mundo maquino-dependente, um rapaz recebe do seu avô uma máquina diferente.

 

livros

Carolina Celas

Ilustrou o livro Caretos e Coretos. Tradições Populares de Portugaleditado pela Imprensa Nacional com direcção de arte Pato Lógico.

autores

Jorge Reis-Sá

Poeta e editor. Escreveu a biografia de António Lobo Antunes. O Amor das Coisas Belas, para a colecção Grandes Vidas Portuguesas.

autores

Vera Marques Alves

Escreveu o livro Caretos e Coretos. Tradições Populares em Portugal, editado pela Imprensa Nacional e com direcção de arte do Pato Lógico.

autores

Susana Carvalhinhos

Ilustradora do título Alfredo Keil. A Pátria acima de Tudo, da colecção Grandes Vidas Portuguesas.

autores

A Nuvem

Certo dia, o vento desapareceu e uma nuvem instalou-se no céu, mesmo por cima de uma estrada. E assim permaneceu, estática, dias a fio.

livros

Verdade?!

Um pescador faz-se ao mar para mais um dia de pesca com o seu fiel amigo. As ondas, que pareciam calmas, revoltam-se; das profundezas emergem monstros marinhos; dos céus caem relâmpagos.

livros

Alex Gozblau

Ilustrou o livro Aristides de Sousa Mendes. Um Homem de Coragem, da colecção Grandes Vidas Portuguesas

autores

António Torrado

Poeta, ficcionista e dramaturgo. Um contador de histórias por excelência. Escreveu o livro Azeredo Perdigão. Um Encontro Feliz, da colecção Grandes Vidas Portuguesas.

autores

João Fazenda

É o autor de Dança e ilustrou A Nuvem, Fernando Pessoa. O Menino Que Era Muitos Poetas, Atento ao Medicamento Ilha dos Diabretes.

autores

Vazio

O Senhor Vazio vive em busca de algo que o preencha, sem conseguir. Nem a paisagem que o rodeia nem as pinturas de um museu conseguem dar sentido à sua vida.

livros

Luísa V. de Paiva Boléo

Escritora e jornalista. Escreveu a biografia de Marquesa de Alorna. Querida Leonor, com ilustrações de André Carrilho, da colecção Grandes Vidas Portuguesas.

autores

Sonho

Uma sucessão de acontecimentos vai empurrando um homem através da selva, pelo espaço, por entre mar, ilhas e vulcões, até uma estranha casa no deserto.

livros

Manuel Marsol

Ilustrador madrileno. Autor do livro Madrid, da colecção Imagens Que Contam.

autores

Marta Monteiro

É autora do livro Sombras, da colecção Imagens Que Contam, e ilustrou a biografia Ana de Castro Osório. A Mulher Que Votou na Literatura, da colecção Grandes Vidas Portuguesas.

 

autores

Nicolau

Ilustrou a biografia de António Lobo Antunes. O Amor das Coisas Belas, da colecção Grandes Vidas Portuguesas.

autores

Roger Ycaza

Ilustrador e músico do Equador. É da sua autoria o título Quito, da colecção A Minha Cidade.

autores

Ricardo Henriques

É autor do Pato Lógico desde que escreveu o actividário Mar e, mais tarde, o Teatro. É co-editor da revista VOA, criada pelo Pato Lógico para a Associação Mutualista Montepio.

autores

Partida

O fim de um caminho é o princípio de outro. Mas há obstáculos para ultrapassar. O que fará este esquimó que não se resigna ao mundo que conhece?

livros

Pedro Lourenço

Ilustrador e músico. Ilustrou a biografia Antónia Ferreira. A Desenhadora de Paisagens, da colecção Grandes Vidas Portuguesas.

autores

Mar

Se o planeta Terra tem mais mar do que terra, não deveria chamar-se planeta Mar? 

livros

Ana Seixas

Ilustradora e designer. Ana Seixas é a autora de Viseu, da colecção A Minha Cidade.

autores

André Letria

Editor e ilustrador. Cria uma dupla literária juntamente com José Jorge Letria. Em 2011, criou a colecção Desconcertinas

autores

José Saramago. Homem-Rio

José Saramago, Prémio Nobel da Literatura, foi Saramago-menino, Saramago-adolescente, Saramago-adulto e Homem-Rio. Foi múltiplo como só um escritor o sabe ser.

livros

Antónia Ferreira. A Desenhadora de Paisagens

Empresária numa época em que o negócio era território praticamente exclusivo dos homens, herdou o apelido e as vinhas do pai, mas o nome Ferreira foi mais longe pela sua dedicação ao vinho do Porto.

livros

Barriga da Baleia

Sari tem quatro anos e uns pais dorminhocos. Certa manhã, cansada de esperar que estes acordassem, decidiu partir com o seu amigo Azur numa aventura de barco...

livros

Balbúrdia

O foguetão do Tintim, um tambor que toca assim-assim, um elefante às riscas, um pião que roda pouco, um robô que parece louco... São brinquedos e mais brinquedos...

livros

Bestial

Aqui revela-se uma série de encontros imediatos entre animais e objectos ou elementos naturais, de que resultam seres metaforicamente fantásticos.

livros

Atento ao Medicamento

Não tomamos medicamentos só quando estamos doentes. Também recorremos a eles com o objectivo de prevenir doenças, aumentando assim o nosso bem-estar e a qualidade de vida.

livros

José Fanha

Poeta e declamador, autor de histórias e poesia para a infância, escreveu Alfredo Keil. A Pátria acima de Tudo, da colecção Grandes Vidas Portuguesas.

autores

Estrambólicos

Um estrambólico é uma criatura estranha e reservada. Um estrambólico não anda por aí a passear na rua. Só se encontra um estrambólico em locais escondidos e inacessíveis.

livros

Susa Monteiro

Ilustrou o Azeredo Perdigão. Um Encontro Feliz, da colecção Grandes Vidas Portuguesas. É autora de Beja, da colecção A Minha Cidade, e de Sonho da colecção Imagens Que Contam

autores

Andrés Sandoval

Ilustrador e artista gráfico. É o autor de São Paulo, título da colecção A Minha Cidade

autores

António Jorge Gonçalves

É autor de Barriga da Baleia, Eu Quero a Minha Cabeça! e Estás tão Crescida. Ilustrou Salgueiro Maia. O Homem do Tanque da Liberdade, da colecção Grandes Vidas Portuguesas

autores

Tiago Albuquerque

Ilustrador e músico. Assinou as ilustrações do livro Almada Negreiros. Viva o Almada, Pim!, da colecção Grandes Vidas Portuguesas.

autores

José Jorge Letria

Escritor, dramaturgo, poeta e jornalista. É o primeiro escritor editado pelo Pato Lógico, com o livro Domingo Vamos à Luz

autores

Sombras

Um mundo de sombras com vida própria e tendência para revelar as verdadeiras personalidades dos seus donos. 

livros

De Caras

Com um simples virar de página, nomes invulgares combinam-se com diferentes expressões, cortes de cabelo, barbas ou bigodes.

livros

Catarina Sobral

Estrela multipremiada da ilustração mundial. É a autora de Vazio, da colecção Imagens Que Contam, e de Coimbra, da colecção A Minha Cidade

autores

Marquesa de Alorna. Querida Leonor

Marquesa de Alorna nasceu em Lisboa em 1750. Apesar das tragédias da sua infância e juventude, Leonor tornou-se uma influente patrona das artes, assinando os seus poemas como Alcipe.

livros

Nádia Albuquerque

Designer com gosto pela animação. Ilustrou, em parceria com Tiago Albuquerque, o livro Sou o Lince-Ibérico, o Felino Mais Ameaçado do Mundo, da Imprensa Nacional. 

autores

Teatro

Este Teatro que nasce lá atrás, nos bastidores da História, é português, por vezes vê-se grego e até fala francês:
oh lá lá, Molière, avant-scène, Scaramouche.

livros

Capital

Um menino recebe um porquinho-mealheiro, de louça, com uma ranhura nas costas para que possa ser alimentado com capital...

livros

A Ilha dos Diabretes

Neste livro sobre a diabetes, dizemos-te como podes trazer mais energia à tua vida através da alimentação, do exercício físico, da medicação e, sobretudo, de uma boa atitude.

livros

Carla Maia de Almeida

Escritora e jornalista. Autora dos livros Ana de Castro Osório. A Mulher Que Votou na Literatura, Atento ao Medicamento e A Ilha dos Diabretes.

autores

Bernardo P. Carvalho

Ilustrador e co-fundador da editora Planeta Tangerina. É o autor de Verdade?!, da colecção Imagens Que Contam.

autores

Marcus Oakley

Ilustrador inglês que vive na Escócia. O autor de Edimburgo, da coleçcão A Minha Cidade.

autores

Beja

Susa Monteiro, ilustradora bejense, guia-nos pelos recantos da sua cidade. 

livros

Teresa Cortez

Ilustradora e realizadora de filmes de animação. É a autora de Balbúrdia, da colecção Imagens Que Contam.

autores

João Maio Pinto

Ilustrador e designer gráfico. Autor das ilustrações de José Saramago. Homem-Rio, da colecção Grandes Vidas Portuguesas.

autores

Inês Fonseca Santos

Escritora e jornalista. É autora do livro José Saramago. Homem-Rio, da colecção Grandes Vidas Portuguesas.

autores

A Guerra

Nasce como uma doença sussurrada e cresce a partir do ódio, da ambição e do medo. Não ouve, não vê, tão-pouco sente; mas esmaga e cala.

livros

Luís Almeida Martins

Jornalista, escritor, tradutor e guionista. É autor do livro Alexandre Serpa Pinto. O Sonhador da África Perdida, da colecção Grandes Vidas Portuguesas.

autores

João Paulo Cotrim

Escreveu a biografia Antónia Ferreira. A Desenhadora de Paisagens, da colecção Grandes Vidas Portuguesas.

autores

Richard Câmara

Ilustrou Humberto Delgado. A Coragem do General sem Medo, título da colecção Grandes Vidas Portuguesas.

autores

Eu Quero a Minha Cabeça!

Céu é uma menina que gosta muito de andar de baloiço. Um dia, quando o pai a chamou para casa, disse «não» com tanta força que a sua cabeça saltou e voou para longe.

livros

Maria João Freitas

Escritora e jornalista. É da sua autoria o livro Sou o Lince-Ibérico. O Felino mais Ameaçado do Mundo, da Imprensa Nacional. 

autores

André Carrilho

Ilustrou a biografia Marquesa de Alorna. Querida Leonor, com texto de Luísa V. de Paiva Boléo, da colecção Grandes Vidas Portuguesas.

autores

Viseu

Ana Seixas, ilustradora portuguesa nascida em Viseu, guia-nos pelos recantos da sua cidade.

livros

Incómodo

Incómodo é uma mosca a voar, que incomoda. Voa para a esquerda, voa para a direita. Voa em círculos, voa a direito, para cima, para baixo, sempre a zumbir.

livros

Nuno Saraiva

Ilustrou o livro Aníbal Milhais. O Herói chamado Milhões, da colecção Grandes Vidas Portuguesas.

autores

Estás tão Crescida

Era uma vez uma menina que não parava de crescer. Cresceu tanto que, a certa altura, não cabia em lado nenhum. 

livros

Se Eu Fosse Um Livro

Um livro não é só um conjunto de folhas impressas, agrupadas de forma ordenada. Num livro esconde-se todo o mundo. Basta querer desvendá-lo.

livros

Afonso Cruz

Artista multifacetado. É autor do livro Capital, da colecção Imagens Que Contam, e vencedor do Prémio Nacional de Ilustração de 2014 com este livro.

autores

Rita Canas Mendes

Tradutora e tipógrafa. Publicou o seu primeiro álbum, A Nuvem, ilustrado por João Fazenda

autores

Madrid

Manuel Marsol, ilustrador madrileno, guia-nos pelos recantos da sua cidade.

livros

Sombras

Aqui se mostra um mundo de sombras com vida própria e tendência para revelar as verdadeiras personalidades dos seus donos. A segunda edição do livro tem um novo formato e capa dura. 

livros

Outono

Um homem deixa-se influenciar pela inexorável passagem do tempo, à medida que caem folhas de uma árvore. Sentado num banco de jardim, não age, mas pensa. Em quê?

livros