Vamos descobrir a Biblioteca Nacional de Portugal

Onde fica a Biblioteca Nacional de Portugal? Por quantas casas passou? Quais os tesouros que guarda? Quantos livros há na torre do depósito? Qual será o seu livro mais famoso? E o maior ou o mais pequeno?

Vamos descobrir a Biblioteca Nacional de Portugal, com textos de Luísa Ducla Soares e ilustrações de Mariana Rio, apresenta-nos uma casa que é um monumento à leitura e que tem tantas histórias para contar como os livros que lá guarda.

Esta biblioteca, com mais de 200 anos, começou por se chamar Real Biblioteca Pública da Corte, depois Biblioteca Nacional de Lisboa e agora é Biblioteca Nacional de Portugal. Já teve outras instalações, mas o edifício actual foi inaugurado em 1969.

As entradas, a desinfestação, a catalogação e classificação, o depósito na torre, o restauro, a conservação e a encadernação são as várias etapas que constituem o percurso do livro no interior deste património bibliográfico. Também o leitor tem o seu percurso próprio na sala de referência, de leitura geral, de leitura dos reservados e até de cartografia, iconografia e música. Há salas e leituras para todos. No final deste livro há ainda exercícios para descobrires se já sabes todos os segredos da maior biblioteca do país.

Este livro está publicado pela Imprensa Nacional – Casa da Moeda com o apoio da Biblioteca Nacional de Portugal e com a direcção de arte do Pato Lógico.