A rua dos sinais diferentes

A colecção Pela Cidade Fora é uma iniciativa que integra o programa escolar de educação e abrange crianças desde o pré-escolar até ao ensino secundário. Trata-se de um projecto da Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa (EMEL), com a colaboração da Câmara Municipal de Lisboa, orientado para a formação da cidadania com enfoque na mobilidade das novas gerações. 

A primeira série de livros, publicada em 2016, é composta por quatro títulos da autoria de José Fanha. A rua dos sinais diferentes, A minha cidade é um livro, Roque & Rola e Bibi Manuela e A minha cidade é feita de luz contaram, respectivamente, com o trabalho de ilustração de Maria Remédio, Ana Seixas, Susana Carvalhinhos e Alex Gozblau. 

O ateliê do Pato Lógico fez a direção artística do projecto ao selecionar os ilustradores participantes e ao guiar o processo criativo da colecção. Foram ainda desenvolvidos guias exploratórios para cada livro: 

A rua dos sinais diferentes (3º ano do Ensino Básico)

O poeta Jeremias tinha nascido e vivido toda a sua vida em Lisboa. Morava numa rua que talvez fosse a mais bonita da cidade, a Rua de Todos os Espantos. O poeta via as outras ruas com semáforos, sinais de trânsito, passadeiras para os peões, coisas que na sua rua não existiam, e pensou que deviam existir porque a sua rua não era menos que as outras ruas. Mas não precisava de ter sinais iguais aos das outras ruas. Por isso inventou outros: o sinal de «Proibido andar triste», «Obrigatório subir a caminho das estrelas», «Perigo de periquitos».

Em 2018 surgiu uma segunda série que também integrou a colecção Pela Cidade Fora em parceria com o Pato Lógico. 

 

OUTROS TÍTULOS PELA CIDADE FORA 2016:

A minha cidade é um livro
Texto de José Fanha e ilustrações de Ana Seixas

Roque & Rola e Bibi Manuela
Texto de josé Fanha e ilustrações de Susana Carvalhinhos

A minha cidade é feita de luz
Texto de José Fanha e ilustrações de Alex Gozblau