A minha cidade é um livro

A colecção Pela Cidade Fora é uma iniciativa que integra o programa escolar de educação e abrange crianças desde o pré-escolar até ao ensino secundário. Trata-se de um projecto da Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa (EMEL), com a colaboração da Câmara Municipal de Lisboa, orientado para a formação da cidadania com enfoque na mobilidade das novas gerações. 

A primeira série de livros, publicada em 2016, é composta por quatro títulos da autoria de José Fanha. A rua dos sinais diferentesA minha cidade é um livroRoque & Rola e Bibi Manuela e A minha cidade é feita de luz contaram, respectivamente, com o trabalho de ilustração de Maria Remédio, Ana Seixas, Susana Carvalhinhos e Alex Gozblau. 

O ateliê do Pato Lógico fez a direção artística do projecto ao selecionar os ilustradores participantes e ao guiar o processo criativo da colecção. Foram ainda desenvolvidos guias exploratórios para cada livro: 

A minha cidade é um livro (5º ano do Ensino Básico)

O avô Jaime resolveu que no seu primeiro dia da reforma vai visitar as ruas, as casas, a parte da cidade onde decorreu a sua infância. O neto Xico, de 11 anos, também quer ir. Não pode ser. Eu cheguei à reforma mas tu tens as aulas, diz-lhe o avô. Eu também cheguei à reforma, responde o Xico, à “reforma” da Páscoa.

 

OUTROS TÍTULOS PELA CIDADE FORA 2016:

A rua dos sinais diferentes
Texto de José Fanha e ilustrações de Maria Remédio

Roque & Rola e Bibi Manuela
Texto de josé Fanha e ilustrações de Susana Carvalhinhos

A minha cidade é feita de luz
Texto de José Fanha e ilustrações de Alex Gozblau