A Minha Cidade com André Letria e Susa Monteiro

18 Outubro 2016, 18:30

Torre da Oliva, S. João da Madeira

O Pato Lógico tem uma nova colecção, A Minha Cidade, que apresenta cidades do mundo para desdobrar e descobrir pelos olhos, mãos e pés de ilustradores que as habitam. Cada título é composto por um mapa e 12 sítios ilustrados e descritos pelos artistas convidados, em formato desdobrável.
Beja, de Susa Monteiro, e Edimburgo, de Marcus Oakley, são os primeiros títulos publicados na colecção e já se encontram disponíveis na loja online com 10% de desconto.
Susa Monteiro, ilustradora portuguesa que vive e trabalha em Beja, mostra-nos o Jardim do Tribunal, onde conversa com os amigos horas a fio, a Casa da Cultura, onde gosta de desenhar e apreciar a primavera, ou a Biblioteca José Saramago, onde faz pesquisas e desenhos para os seus projectos, entre outros locais desta cidade alentejana.
Marcus Oakley, ilustrador britânico que vive e trabalha em Edimburgo, apresenta-nos a Jordan Valley, uma loja de produtos orgânicos de todo o mundo onde gosta de fazer compras, os corredores forrados de livros da livraria Armchair, ou o cinema Filmhouse, onde acontece o Festival Internacional de Cinema de Edimburgo, entre outras paragens desta cidade escocesa.

---

O Encontro Internacional de Ilustração de S. João da Madeira está de volta, na sua 9.ª edição, de 14 a 21 de Outubro na Torre da Oliva. Organizado pela Junta de Freguesia de S. João da Madeira, este evento tem como tema, este ano, MÁQUINA e conta com a colaboração da ESAG enquanto instituição convidada.
Trata-se de um marco na divulgação da Ilustração, um lugar de cruzamento de ilustradores portugueses e estrangeiros, em que se partilham práticas, conhecimentos e experiências entre profissionais e interessados. Confirmados até agora enquanto ilustradores convidados estão o vencedor do concurso do 8.º Encontro, Kike Ibáñez, Helena Perez Garcia, Pat Bradbury, Carolina Celas, André Letria, Valerio Vidali, Susa Monteiro, Lord Mantraste, Ana Pez e Isabelle Vandenabeele. Estes convidados irão orientar workshops, realizar sessões de autógrafos e serão protagonistas de várias outras actividades. Tal como nos anos anteriores, é lançado o Concurso de Ilustração do 9.º Internacional de Ilustração de S. João da Madeira, aberto a todos os interessados, estando o regulamento e a ficha de inscrição acessíveis nesta página. Os 25 finalistas do concurso terão o trabalho exposto durante a semana do evento na exposição dos finalistas. O 9.º Encontro Internacional de Ilustração de S. João da Madeira pretende dar ênfase ao Serviço Educativo, através da realização de cerca de 40 oficinas nas escolas da cidade e noutras instituições de cariz social, assim como através de workshops gratuitos abertos ao público. É um momento de imersão da cidade e dos sanjoanenses no mundo heterogéneo da ilustração, criando oportunidades de descoberta e potenciando a comunicação entre ilustradores e a indústria.

Mais informações aqui.