Exposição Heroínas de Histórias Improváveis

6 Set 2019, 11:00 a 22 Set 2019, 17:00

Biblioteca Municipal Almeida Garrett, Jardins do Palácio de Cristal, Porto

Esta exposição reúne uma trilogia de livros do Pato Lógico da autoria de António Jorge Gonçalves: Barriga da Baleia (2014), Eu Quero a Minha Cabeça! (2015) e Estás tão Crescida (2018).

A relação experimental entre texto e imagem é uma constante no trabalho artístico do autor. Há 40 anos que conta histórias através de imagens em livros, jornais e revistas nacionais e internacionais. Inspirado pelas histórias que conta à filha e pela representação do feminino nas animações de Miyazaki, ilustrou e escreveu sobre três heroínas: a primeira partiu para a terra-onde-nunca-ninguém-se-aborrece, a segunda perdeu a cabeça e a terceira não cabe em lado nenhum.

As duas primeiras histórias foram estreadas no palco do Teatro Maria Matos, ainda antes de serem lidas em álbuns ilustrados, enquanto o último título é uma exceção à regra, tanto na origem como na forma. Pintado a aquarela e cuidadosamente manuseado para garantir as cores originais, revela ilustrações trabalhadas a partir de tintas ecoline e pincéis japoneses em papel aquarela, posteriormente complementadas com a edição digital.

Esta exposição reúne o poder evocativo dos desenhos de António Jorge Gonçalves na relação com a literacia visual das crianças e com o seu imaginário autobiográfico de aventuras improváveis. Estas são histórias que procuram pensar o mundo através da resolução de dilemas e de conflitos internos que promovem a exploração da inteligência emocional de leitores de todas as idades.