Exposição Camões convida pessoas. Leituras Ilustradas

14 Mar 2019, 19:00 a 30 Mar 2019, 18:00

Templo da Poesia - Parque dos Poetas

Camões convida pessoas, Leituras ilustradas é uma exposição fruto do ciclo de masterclasses dedicado a Luís Vaz de Camões, que decorreu entre novembro de 2018 e Janeiro de 2019 no Templo da Poesia (Parque dos Poetas). A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Oeiras, reuniu um painel de convidados que procuraram desconstruir 11 interrogações sobre o homem por detrás do cânone literário.

Trata-se de uma reflexão visual sobre as mesmas interrogações que serviram de mote ao ciclo de masterclasses. Desta vez, 11 ilustradores portugueses foram desafiados pelo Pato Lógico a criar a sua interpretação ilustrada do poeta do século XVI.

CAMÕES FOI MULHERENGO? | André Carrilho
CAMÕES FOI UTÓPICO? | João Maio Pinto
CAMÕES FOI UM POETA PARA DIZER EM VOZ ALTA? | Sara Feio
CAMÕES FOI UM HOMEM DO SEU TEMPO? | Marta Monteiro
CAMÕES FOI UM POETA RAP? | Pedro Lourenço
CAMÕES FOI UM HUMANISTA? | Susana Carvalhinhos
CAMÕES FOI AVENTUREIRO? | Sofia Neto
CAMÕES FOI DRAMATURGO? | Filipe Abranches
CAMÕES FOI INVENTOR? | Pedro Burgos
CAMÕES FOI LUSÓFONO? | Tiago Albuquerque
CAMÕES FOI UM POETA SAGRADO? | Alex Gozblau

A exposição, a decorrer no Templo da Poesia – Sala Camões, integra uma videoinstalação que documenta o processo criativo dos artistas através do acompanhamento da produção das ilustrações e dos seus próprios depoimentos. É apresentada uma linha condutora de sentido sobre a interrogação e o trabalho de cada ilustrador. Pretende-se, deste modo, aproximar o público da leitura de imagens, criando a ponte e o estímulo necessários para a leitura literária. Este cruzamento intersemiótico visa a desmistificação da figura canónica do poeta, revelando a sua dimensão humana e contrariando a ideia de um autor renascentista inacessível.

Após a data da inauguração do evento – 14 de Março de 2019 às 19 horas –, as leituras ilustradas podem ser visitadas até 30 de Abril. De terça-feira a sábado, das 10h às 18h, na Sala Camões.

Esta exposição, com produção do Pato Lógico, nasce do desafio lançado pela Câmara Municipal de Oeiras e decorre no Templo da Poesia, no Parque dos Poetas. Neste parque também é possível encontrar um conjunto escultórico alusivo a Luís Vaz de Camões.

"Camões convida pessoas, Leituras ilustradas" tem também uma dimensão pedagógica. Até Maio de 2019, o projeto vai abranger alunos do 3.º ciclo do ensino básico do concelho de Oeiras, através de 15 oficinas de escrita dinamizadas pela mediadora cultural Susana Pires no Templo da Poesia. As oficinas terão como ponto de partida a própria exposição, que funciona como enquadramento e aprofundamento da obra e da figura de Camões no diálogo com o público infanto-juvenil.